MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Prof. Allan Fagner recebe prêmio de Melhor Tese do Mundo

Segunda-feira, 2 de agosto de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Allan Fagner Cupertino atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Materiais do CEFET-MG, além de membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-MG. Sobre o prêmio, ele deixa um agradecimento especial:

“eu gostaria apenas de incluir um agradecimento ao CEFET-MG e ao DEMAT, que me possibilitaram realizar o doutorado com afastamento total. Sem isto, não seria possível ter alcançado este resultado”.

A reportagem completa você confere abaixo!

Você sabe o que é um Annus mirabilis? O pesquisador coordenador da Gesep/UFV e professor do PPGEL do CEFET-MG, Allan Fagner Cupertino, sabe muito bem! Através de seu doutorado ele publicou mais de 10 trabalhos em revistas de alto fator de impacto. Sua tese de doutorado em engenharia elétrica foi selecionada como a melhor da UFMG, recebeu o prêmio de melhor tese em Eletrônica de Potência do Brasil, e esta semana teve mais uma conquista. Ele recebeu a notícia que sua tese de doutorado foi escolhida como a melhor do mundo pela IAS (Industry Applications Society) do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Esse prêmio seleciona todos os anos trabalhos excepcionais que contribuíram com a evolução de aplicações na indústria. Ao chegar ao Gesep essa tarde o Allan não soube conter sua alegria. Ao som da música “Tema da Vitória”, ele deu uma volta olímpica, e agradeceu a todos os pesquisadores que o fazem evoluir a cada dia. Ano que vem ele deverá ir aos Estados Unidos para receber a premiação.

Sua tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Elétrica da UFMG, intitulada “Modeling, Design and Fault-tolerant Strategies for Modular Multilevel Cascaded Converter-based STATCOMs”. A UFV, através do Centro de Pesquisas GESEP, e a Aalborg University, na Dinamarca, foram muito importantes para o desenvolvimento do trabalho, uma vez que ele interagiu com outros pesquisadores, e trabalhou intensamente em parcerias que fizeram o seu trabalho atingir um nível de destaque internacional.

Segundo o Prof. Remus Teodurescu, com quem Allan trabalhou um ano na Dinamarca, o momento é de celebrar essa conquista.

Já o seu orientador Prof. Seleme Isaac da UFMG, escreveu algumas palavras sobre o que contribuiu para o sucesso do Allan: “Um traço característico marcante do Allan é a sua empatia. Isto, associado  à sua competência, sua proatividade e à sua ética, explica  o enorme sucesso do seu trabalho, com método e assertividade. Estas qualidades se somam, fazendo dele um excelente pesquisador, um professor motivante e um orientador prestimoso.”

E quais contribuições o trabalho do Allan teve para conquistar esse prêmio?

O ponto principal de ataque da minha tese de doutorado foi prover soluções para reduzir os custos de compensadores síncronos estáticos (STATCOMs). Este é um mercado bastante aquecido devido à grande penetração de fontes energia renovável, sobretudo energia solar e eólica no sistema elétrico. A característica intermitente da geração eólica e solar resulta em instabilidades e problemas de qualidade de energia no sistema elétrico que podem ser resolvidos pelos STATCOMs.

Os custos de um STATCOM são divididos em custos de aquisição do equipamento (CAPEX) e custos operacionais (OPEX). O OPEX está relacionado com as perdas de energia e a manutenção do STATCOM. Costuma-se dizer que as perdas destes dispositivos não são medidas em watts, mas em milhões de dólares. Minha tese de doutorado propõe soluções para reduzir as perdas de energia e aumentar a confiabilidade de STATCOMs, por meio do uso de conversores modulares multinível aliado ao projeto com foco em confiabilidade e estratégias de tolerância a falhas.

Allan mostra para o Brasil que mesmo com poucos recursos é possível realizar pesquisas de qualidade, e deixa uma mensagem para quem está na pós-graduação:

“É muito difícil justificar o sucesso baseando-se em um único fato. Vou me arriscar, fazendo algumas simplificações. Começarei com o clichê: “quem gosta do que faz não precisa trabalhar”. Busque trabalhar em uma linha de pesquisa que lhe cause empolgação, que lhe desperte interesse. Além disso, acho que o sucesso é uma equação que depende do esforço, dedicação e trabalho (elevado ao quadrado).  Sempre fui uma pessoa bastante esforçada e sempre me interessei por aquilo que ainda não está nos livros. Quanto a dedicação, bem, quem trabalha comigo sabe o quanto me dedico para tornar o GESEP cada vez mais forte e conhecido ao redor do mundo. Em relação ao trabalho, gostaria de ressaltar um ponto importante. Eu atribuo o sucesso ao trabalho em equipe. Durante meu doutorado, eu tive oportunidade de cooperar com mais de 15 pesquisadores de diferentes níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado) e instituições. Acho que ter a possibilidade de trabalhar em equipe é uma virtude cada vez mais importante na pesquisa, ainda mais em um cenário de recursos escassos.”

Pesquisadores que tenham interesse em trabalhar com ele, podem concorrer duas vezes por ano para entrar no programa de mestrado, através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-MG.