MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ensaios Destrutivos – 162

Última modificação: Quinta-feira, 23 de junho de 2022

Gestora: Profª Gisele Mol da Silva

Para utilizar este laboratório, enviar um e-mail para
g.mols@cefetmg.br com cópia para joaobosco@cefetmg.br

Apresentação:

Ensaios Destrutivos (ED) são técnicas empregadas para analisar o comportamento dos materiais quando sujeitos a esforços mecânicos em condições específicas, semelhantes às de operação. Na maioria das vezes esses ensaios promovem a ruptura ou a inutilização da amostra analisada, haja vista que algumas propriedades físicas somente são observadas por meio de testes que causam danos no material.

Embora os valores de propriedades de muitos materiais comumente utilizados na engenharia possam ser obtidos de tabelas, pois foram previamente testados, é importante que técnicos e engenheiros tenham conhecimento da metodologia da execução dos ensaios e do significado de cada parâmetro. Os segmentos que frequentemente utilizam os ensaios mecânicos destrutivos são indústrias, metalúrgicas, setor automobilístico, aeronáutica, segmento de petróleo e gás, entre outros. 

Os ED são realizados com rigoroso critério, equipamentos devidamente calibrados, procedimentos e normas técnicas apropriadas e geram informações que auxiliam o projetista a prever o comportamento do material nas condições de trabalho de forma que este dimensione adequadamente peças e componentes mecânicos.

Encontram-se entre as principais técnicas de Ensaios Destrutivos (ED): Tração, Compressão, Cisalhamento, Embutimento, Torção, Dureza, Impacto, Fadiga, Fluência, Flexão e Dobramento.

Cursos atendidos: Técnico em Mecânica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Mecatrônica; Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica; Mestrado em Engenharia de Materiais. Apoio a equipes de competição e a pesquisas.

Número aproximado de alunos/usuários por ano: 250

Atividades desenvolvidas: Determinar propriedades mecânicas dos materiais por meio da realização de ensaios de dureza pelos métodos Brinell, Vickers, e Rockwell, ensaio de tração, ensaio de embutimento e ensaio de impacto.

Principais equipamentos: Durômetros Vickers, Brinell e Rockwell, Máquina Universal de Ensaios, Máquina para Ensaio de Embutimento e Máquina para ensaio de impacto.

Regras de acesso: Para acesso ao laboratório e uso de equipamentos é necessário fazer uma solicitação formal ao gestor do laboratório que permitirá, se aplicável, o acesso do solicitante mediante autorização formal de entrada, junto à secretaria do DEMAT. Para uso dos equipamentos, o solicitante deverá passar por treinamento específico ministrado pelo gestor do laboratório que o orientará quanto a correta operação dos equipamentos e as particularidades de cada um.

Observações: O laboratório dispõe de equipamentos que exigem cuidados especiais para o seu manuseio / operação. Existem limitações quanto ao uso para emissão de laudos, principalmente por falta de calibração / manutenção adequada.

Foto_Lab Ens. Destrutivos