MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ensaios Não Destrutivos – 163

Última modificação: Quinta-feira, 23 de junho de 2022

Gestora:  Profª Gisele Mol da Silva

Para utilizar este laboratório, enviar um e-mail para
g.mols@cefetmg.br com cópia para joaobosco@cefetmg.br

Apresentação:

Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.

Os END estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos e são amplamente utilizados nos setores petroquímico, nuclear, aeroespacial, siderúrgico, construção mecânica, naval, eletromecânico, papel, celulose, entre outros. Eles contribuem para a avaliação da qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.


Os END incluem métodos capazes de verificar a sanidade externa, interna ou estrutural de um material ou produto. Também são fundamentais para analisar as descontinuidades detectadas ou defeitos (descontinuidades que comprometem a aplicação de um material ou produto). Os ensaios realizados com rigoroso critério, equipamentos devidamente calibrados, procedimentos apropriados e normas técnicas geram informações a respeito das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.


Além do uso industrial, é muito comum o uso de algumas técnicas na medicina para avaliação da saúde ou da patologia de um paciente. Também tem crescido significativamente a aplicação dos END para a conservação de obras de arte, assim como na pecuária (como exemplo, na medição da camada de gordura em animais).


Encontram-se entre as principais técnicas de Ensaios Não Destrutivos (END): Ensaio Visual, Estanqueidade, Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Ultrassom, Termografia, Radiografia, Radioscopia, Gamagrafia, Correntes Parasitas e Emissão Acústica.

Fonte: Adaptado de Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção. http://www.abendi.org.br/abendi

Cursos atendidos: Técnico em Mecânica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Mecatrônica; Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica (disciplina optativa); Mestrado em Engenharia de Materiais. Apoio a equipes de competição e a pesquisas.

Número aproximado de alunos/usuários por ano:: 250

Atividades desenvolvidas: Avaliação da conformidade de peças / produtos. Caracterização / separação de materiais.

Principais equipamentos:  Boroscópio, Lupa, Yoke, Máquina Deutroflux para a Detecção de Trincas por Magnetização Segundo o Processo a Seco, Equipamento de Raio X, Ultrassom e Câmara Termográfica.

Regras de acesso:  Para acesso ao laboratório e uso de equipamentos é necessário fazer uma solicitação formal ao gestor do laboratório que permitirá, se aplicável, o acesso do solicitante mediante autorização formal de entrada do mesmo junto à secretaria do DEMAT. Para uso dos equipamentos, o solicitante deverá passar por treinamento específico ministrado pelo gestor do laboratório que o orientará quanto a correta operação dos equipamentos e as particularidades de cada um.

Observações: O laboratório dispõe de equipamentos que exigem cuidados especiais quando do seu manuseio / operação. Existem limitações quanto ao uso dos mesmos para emissão de laudos, principalmente por falta de calibração / manutenção adequada.

Foto_Lab. Ensaios Não Destrutivos