MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Unidade de Reciclagem Automobilística do CEFET-MG é inaugurada

Quinta-feira, 7 de março de 2019
Última modificação: Segunda-feira, 18 de março de 2019

Primeira unidade do gênero na América Latina já está em pleno funcionamento

O Centro Internacional de Reciclagem Automotiva (CIRA) e a Unidade Piloto de Reciclagem Automotiva (UPRA) do CEFET-MG foram oficialmente inaugurados no último dia 22. Localizada no campus II, a UPRA é a primeira iniciativa do tipo na América Latina e é um projeto da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a empresa japonesa Kaiho Sangyo.

O projeto teve início em 2014 e trata-se do primeiro centro tecnológico da América Latina destinado à reciclagem completa de automóveis, com tecnologia avançada e rastreabilidade de todos os materiais e peças recuperadas dos veículos. Além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a iniciativa tem como objetivos contribuir para a formação dos estudantes do CEFET-MG e realizar treinamentos para a comunidade externa. A ideia é que a UPRA sirva para incentivar a instalação de plantas semelhantes em outros estados e permita a formação de profissionais empreendedores neste novo setor econômico, que sejam capacitados para a expansão deste tipo de atividade no país.

Inauguração

A cerimônia aconteceu no dia 22, como parte da programação do 8º Festival do Japão em Minas, realizado no Expominas. Representantes do CEFET-MG, do governo de Minas Gerais, do Consulado do Japão e das empresas japonesas envolvidas no projeto seguiram para o campus II, para que o Centro pudesse ser conhecido pelos visitantes.

Estiveram presentes, pelo CEFET-MG, o diretor geral, professor Flávio Santos; a vice-diretora, professora Celeste Monteiro; o coordenador geral do projeto, professor Daniel Enrique Castro, além de outros professores e servidores. Participaram também o representante chefe da JICA no Brasil, Akio Saito; o chairman da Kaiho, Norihiro Kondo e o coordenador do projeto, Kenichi Tamura, entre outros representantes japoneses.