MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Pesquisa


 

MATERIAIS CERÂMICOSConfecção de Tijolos e Argamassa com Rejeitos de Ardósia

Estudantes: Daiane Resende; Laura Terra; Mateus Araújo Dutra Rodrigues; Vitor Canesso
Orientador: Profª. Luciana Boaventura Palhares

A extração e o beneficiamento da ardósia geram enormes quantidades de resíduos, que não têm finalidade para as empresas que os extraem e são descartados a céu aberto, sem nenhum tratamento adequado. Dessa maneira, o trabalho visa encontrar uma finalidade útil para esse resíduo, inserindo-o em argamassa e em tijolos.

MATERIAIS CERÂMICOS Filtro de SiC

Estudantes: Caroline Carlos Carvalho/Isadora Folco Santiago/Izabella Andrade Pertence Gomes
Orientador: Profª. Luciana Boaventura Palhares

Materiais cerâmicos, usualmente, requerem uma alta densidade e baixa porosidade, porém espumas cerâmicas, ou cerâmicas porosas, possuem uma grande aplicação no setor industrial, como em processos de filtração, refino e purificação. O presente trabalho avalia a possibilidade de obtenção de espumas cerâmicas pelo método de conformação por consolidação do amido de milho, através do qual as cerâmicas porosas são obtidas e suas propriedades tanto físicas (porosidade e densidade) quanto mecânicas estão sendo avaliadas.

MATERIAIS CERÂMICOS/BIOMATERIAIS Obtenção e Caracterização de Scaffolds de Hidroxiapatita Utilizando Amido de Milho como Agente Porogênico

Estudantes: Bruno Duarte Teixeira; Júlia Ferreira Murta
Orientador: Profª. Luciana Boaventura Palhares

O projeto tem como objetivo obter um scaffold de hidroxiapatita (HA, comercial) porosa utilizando o amido de milho (AM, comercial) como agente porogênico e avaliar suas características físicas e mecânicas. Estão sendo avaliados scaffolds produzidos com adição de Al2O3 para melhorar as propriedades mecânicas.

BIOMATERIAIS Fabricação de Scaffold com Espuma de PVA

Estudantes: Guilherme Hoffman de Castro; Larissa de Melo Paiva
Orientador: Profª. Roberta Viana Ferreira

Este projeto tem como objetivo a produção e a caracterização de um scaffold poroso para atuação na engenharia de tecidos de uma válvula cardíaca.

MATERIAIS COMPÓSITOS Rocha Artificial com Resíduos de Mármore

Estudantes: Frederico Meireles Clemente Santiago; Izabella Generoso César
Orientador: Paulo Renato Perdigão de Paiva