CEFET-MG

Histórico

Nesse breve resumo, ressaltamos que a história do Departamento de Engenharia de Materiais se confunde com a história do CEFET-MG, pois o Curso Industrial de Mecânica, que teve início em 1934, quando a escola ainda era o Liceu Industrial de Minas Gerais, consiste na origem do atual Departamento de Engenharia de Materiais.

Em 1969, a coordenação do curso Técnico de Mecânica disponibilizou seus professores para a criação do curso de Engenharia de Operação em Mecânica, que, em 1978, se transformaria no atual Curso de Engenharia Industrial Mecânica e o Curso Industrial de Mecânica passaria a ser o atual Curso Técnico de Mecânica.

Em 19 de junho de 2008, foi criado o Departamento de Engenharia de Materiais, que passou a oferecer o Curso  Técnico de Mecânica e o Curso de Graduação em Engenharia de MateriaisEm 2009, o departamento também passa a oferecer, com a incorporação da Coordenação de Eletromecânicaos Cursos Técnicos de Eletromecânica e Mecatrônica.

Nessa caminhada, vale ressaltar a evolução profissional e a qualificação do corpo docente que viabilizou toda a trajetória do Departamento de Engenharia de Materiais.