MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Eventos 2º/2016

Última modificação: Quinta-feira, 19 de julho de 2018

Minicurso
“PRODUÇÃO DE PEÇAS CERÂMICAS ARTESANAIS”

Orientador: Profa. Luciana Boaventura Palhares

Data: 7 e 8 de novembro/2016
Local: Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAT) – Laboratório de Cerâmicos

O minicurso teve como objetivo explorar o universo da cerâmica artesanal. Os alunos tiveram a possibilidade de acompanhar todo o processo cerâmico desde a modelagem até a esmaltação e desenvolver sua capacidade criativa produzindo um trabalho único e original. O minicurso foi ofertado em parceria com o PET Materiais.

1

Alunos e professores executando um dos processos de manueseio das peças cerâmicas



SEMANA C&T

A Semana Ciência & Tecnologia é um evento anual e está em sua 12ª edição e a Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) na sua 26ª. Neste ano, o tema abordado foi Ciência Alimentando o Brasil. Um dos principais motivos para a abordagem desse tema se baseia na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL). O tema engloba diferentes áreas da tecnologia e inovação, expandindo, assim, o pensamento para a criação de novos métodos sustentáveis que contribuem para o planeta. A semana C&T ocorreu dentro do calendário da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal. O projeto ENCIMAT organizou três minicursosdurante a Semana C&T e a META .

Minicurso
PAINÉIS FOTOVOLTAICOS FLEXÍVEIS: PROCESSO DE FABRICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO DOS MÓDULOS E DESAFIOS FUTUROS

2

Alunos que participaram do minicurso sobre Painéis Fotovoltaicos Flexíveis segurando um painel fotovoltaico orgânico.

Orientador: Bárbara Hellen Miranda

Data: 17 de outubro/2016
Local: Departamento de Engenharia de Materiais – Sala 141

No minicurso sobre Painéis Fotovoltaicos Flexíveis, a especialista Bárbara Hellen Miranda explicou sobre o processo de fabricação e as principais aplicações para o mercado de trabalho, que vem procurando métodos mais eficientes para a produção de energia limpa.

Minicurso
“MATERIAIS AVANÇADOS BASEADOS EM NANOTUBOS DE CARBONO E GRAFENO

3

Apresentação do processo de produção de nanotubos de carbono

Orientador: Dra. Hallén Daniel Calado

Data: 17 de outubro/2016
Local: Departamento de Engenharia de Materiais – Sala 134

No minicurso sobre Materiais Avançados Baseados em Nanotubos de Carbono e Grafeno a Dra. Hallén Daniel Calado comentou sobre a produção e as aplicações de nanotubos de carbono e grafeno.

Minicurso
PROCESSAMENTO DE MATERIAIS CERÂMICOS POR COLAGEM DE BARBOTINA”

4

Alunos realizando a etapa prática

Orientador: Luciana Palhares

Data: 17 e 18 de outubro
Local: Departamento de Engenharia de Materiais – Laboratório de Cerâmicos

No minicurso sobreProcessamento de Materiais Cerâmicos por Colagem de Barbotina” a professora Luciana Palhares apresentou uma breve introdução teórica sobre a história dos materiais cerâmicos e sua aplicação, depois os alunos se dirigiram ao laboratório para a execução prática.



Palestra
“AVANÇOS NA ÁREA DE PILHAS a COMBUSTÍVEL”

Palestrante: Dra. Rosana Zacarias Domingues (lattes)5
Data: 05 de outubro/2016

Horario: 18:00 às 19:00 horas
Local: Campus I do CEFET-MG – Auditório
Público alvo: toda a comunidade cefetiana

Nesta palestra, foi introduzido o tema Pilhas a Combustível de Óxido Sólido (PaCOS), apresentando os avanços nesta área de pesquisa. Trata-se de um tipo de pilha que funciona como hisdrogênio e possui todos os componentes na fase sólida, majoritariamente filmes cerâmicos. Esta pilha atua em cerca de 800 ºC e já esta sendo utilizada em outros países como fonte de energia limpa e silenciosa para aplicações estacionárias como em residências, hospitais e, também, em aplicações móveis como tratores, aviões, carros.

A palestrante, Dra. Rosana, possui ampla experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, com ênfase em Pilhas a Biocombustíveis e atua especialmente nas seguintes áreas: biomateriais, células a combustível, espectroscopia de impedância, cerâmica e eletroquímica. Atualmente, também é coordenadora de projetos de grande porte envolvendo grandes empresas como CEMIG e EMBRAER.

*Em breve os certificados desta palestra estarão disponíveis na secretária do DEMAT