CEFET-MG

Eventos 2/2016

Produção de peças cerâmicas artesanais

Orientador: Profa. Luciana Boaventura Palhares

Data: 7 e 8 de novembro

Local: laboratório de Cerâmicos

O minicurso teve como objetivo explorar o universo da cerâmica artesanal. Os alunos tiveram a possibilidade de acompanhar todo o processo cerâmico desde a modelagem até a esmaltação e desenvolver sua capacidade criativa produzindo um trabalho único e original. O minicurso foi ofertado em parceria com o PET Materiais

1

Na foto acima: alunos e professores executando um dos processos de manueseio das peças cerâmicas

SEMANA C&T

Durante a Semana de Ciência & Tecnologia e Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações o projeto ENCIMAT organizou três minicursos. A Semana C&T é um evento anual e está em sua décima segunda edição e o META na sua vigésima sexta, esse ano o tema abordado foi:”Ciência Alimentando o Brasil”. Um dos principais motivos para a abordagem desse tema baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional da Leguminosas (AIL). O tema engloba diferentes áreas da tecnologia e inovação, expandindo assim o pensamento para a criação de novos métodos sustentáveis que contribuem com o planeta. A semana C&T ocorreu dentro do calendário da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal.

Minicurso: Painéis Fotovoltaicos Flexíveis: Processo de Fabricação, Caracterização dos Módulos e Desafios Futuros

Orientador: Bárbara Hellen Miranda

Data: 17 de outubro

Local: Sala 141 do Departamento de Engenharia de Materiais

No minicurso sobre Painéis Fotovoltaicos Flexíveis a especialista Bárbara Hellen Miranda comentou sobre o processo de fabricação e as principais aplicações para o mercado de trabalho que vem procurando métodos mais eficientes para a produção de energia limpa.

2

Na foto acima: Alunos que participaram do minicurso sobre Painéis Fotovoltaicos Flexíveis segurando um painel fotovoltaico orgânico. 

Minicurso: Materiais Avançados Baseados em Nanotubos de Carbono e Grafeno

Orientador: Dra. Hallén Daniel Calado

Data: 17 de outubro

Local: Sala 134 do Departamento de Engenharia de Materiais

No minicurso sobre Materiais Avançados Baseados em Nanotubos de Carbono e Grafeno a Dra. Hallén Daniel Calado comentou sobre a produção e as aplicações de nanotubos de carbono e grafeno.

3

Na foto acima: Apresentação do processo de produção de nanotubos de carbono.

Minicurso: Processamento de Materiais Cerâmicos por Colagem de Barbotina”

Orientador: Luciana Palhares

Data: 17 e 18 de outubro

Local: Laboratório de Cerâmicos

No minicurso sobreProcessamento de Materiais Cerâmicos por Colagem de Barbotina” a professora Luciana Palhares apresentou uma breve introdução teórica sobre a história dos materiais cerâmicos e sua aplicação, depois os alunos se dirigiram ao laboratório para a execução prática.

4

Na foto acima: Alunos realizando a etapa prática.

“Avanços na Área de Pilhas a Combustível”

Palestrante: Dra. Rosana Domingues (lattes)

Data: 05 de outubro

Horario: 18:00 às 19:00 horas

Local: Auditório do Campus I do CEFET-MG

Público-Alvo: toda a comunidade cefetiana.

Nesta palestra  foi introduzido o tema pilhas a combustível e mostrado os avanços nesta área de pesquisa. O tema de PaCOS (Pilhas a Combustível de Óxido Sólido), um tipo de pilha que funciona como hisdrogênio e possui todos os componentes na fase sólida, majoritariamente filmes cerâmicos. Esta pilha atua em cerca de 800 ºC e já esta sendo utilizada em outros países como fonte de energia limpa e silenciosa para aplicações estacionárias como em residencias, hospitais e também em aplicações móveis como tratores, aviões, carros.

A palestrante, Dra. Rosana, possui ampla experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, com ênfase em Pilhas a Biocombustíveis e atua especialmente nas seguintes áreas: biomateriais, células a combustível, espectroscopia de impedância, cerâmica e eletroquímica. Atualmente, também, é coordenadora de projetos de grande porte envolvendo grandes empresas como CEMIG e EMBRAER.

Em breve os certificados desta palestra estarão disponíveis na secretária do DEMAT

5