MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Eventos 1º/2017

Última modificação: Quinta-feira, 19 de julho de 2018

Palestra
TRANSFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS

Palestrante: Yule Mares

Data: 02 de junho/2017
Horário: 17:00
Local: Campus I do CEFET-MG – Auditório Principal

Em uma palestra dinâmica e interativa, foi apresentado o Lemonade, programa de pré-aceleração de ideias que acontece em 10 semanas, em que os participantes tranformam ideias em negócios, associando conceitos de empreendedorismo e startups. A palestra foi apresentada pela Yule Mares, integrante do Lemonade.

 



Palestra
A IMPORTÂNCIA DOS TURBOCOMPRESSORES PARA OS MOTORES DE COMBUSTÃO

Palestrante: Oscar Ricardo Sandoval Rodriguez

Data: 18 de maio/2017
Horário: 18:00
Local: Campus II do CEFET-MG – Auditório
Publico alvo: Alunos dos cursos de graduação e técnicos

Nos dias de hoje, os motores de combustão interna são governados por dois principais problemas: a necessidade de, ano após ano, obedecer novas legislações governamentais que estabelecem critérios de níveis máximos de emissões (CO2, NOX, HC e particulado) somados  à necessidade de se evitar a dependência dos derivados do petróleo, incentivando a diminuição do seu consumo, obrigando as montadoras a serem cuidadosas quanto às tecnologias implementadas, ao mesmo tempo que é de grande importância atender as demandas dos clientes em relação à potência do motor. O palestrante Oscar Ricardo abordou o tema de forma prática e clara para os alunos de diferentes cursos da graduação e do técnico.

encontro-1

 



Visita Técnica

EMPRESA PARAPUAN 

Data: 30 de abril/2017
Horário: 07:30 às 11:30

Local: Pará de Minas
Público alvo: Alunos do curso de Engenharia de Materiais

O ENCIMAT ofertou aos alunos de Engenharia de Materiais uma visita técnica à empresa cerâmica Parapuan. O grupo Parapuan já existe no ramo cerâmico desde 1947, quando iniciou sua produção de blocos e telhas, sob a orientação de seu fundador Guilherme Perrupato.

Em 1960, sob a direção de seu filho, Rubens Perrupato, a empresa passou a produzir tubos cerâmicos para atender a demanda crescente de saneamento urbano e rural. Após um estágio em fabricantes europeus, essa nova direção pôde acrescentar melhor tecnologia à fabricação do produto e oferecer aos clientes  o tubo cerâmico mais resistente do pais.

Hoje, em sua 3ª geração na administração, a Parapuan, trabalhando  com o mais alto padrão de qualidade e tecnologia, se orgulha de ter participado com mais de 30.000 km. das tubulações  instaladas, o que é uma grande contribuição para a saúde e o bem estar social dos brasileiros.        

Agradecimento especial ao Ralph, diretor da empresa Parapuan que nos recebeu da melhor forma possível.

encontro-2

Alunos da graduação em Engenharia de Materiais, juntamente com o diretor da empresa Parapuan e a coordenadora do projeto ENCIMAT, Drª. Danielle Marra



Minicurso

“RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A PRODUÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS”

Data: 30 de abril/2017
Horário: Etapa Teórica (9:00 às 11:00) e Parte Prática (13:00 às 15:00)

Local: Departamento de Engenharia de Materiais – Sala 134
Público alvo: Alunos dos cursos superiores de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Materiais e Química Tecnológica, cursos técnicos de Química e Meio Ambiente e professores dessas áreas

O tijolo solo-cimento, também denominado de “tijolo ecológico”, é um produto cerâmico resultante da mistura de solo arenoso, cimento e água, em proporções pré-determinadas. Resíduos sólidos advindos da indústria siderúrgica, mineração e construção civil também podem ser utilizados na fabricação do tijolo ecológico, através da substituição parcial do solo, observando as devidas proporções. Também foram abordados outros componentes que podem ser utilizados tanto na fabricação desse tijolo como em outras estruturas cerâmicas.



Workshop
“O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE MATERIAIS?”

Orientadores: Aline Silva Magalhães, Elisa Monteiro, Guilherme Gallo e Lorena Viana

Data: 08 de março/2017
Local: Campus I do CEFET-MG – Auditório Principal

O objetivo do workshop foi reunir profissionais com formação em Engenharia de Materiais, alunos do CEFET-MG, para um maior conhecimento do curso de Engenharia de Materiais, do mercado de trabalho e das possíveis áreas de atuação.

encontro-3