CEFET-MG

Evento 1/2017

PALESTRA: Transformando ideias em negócios

Data: 02/06/2017

Horário: 17 HORAS

Local: AUDITÓRIO PRINCIPAL CAMPUS I

Em uma palestra dinâmica e interativa, foi apresentado o Lemonade, programa de pré-aceleração de ideias que acontece em 10 semanas, em que os participantes tranformam ideias em negócios, associando conceitos de empreendedorismo e startups. A palestra foi apresentada pela Yule Mares, integrante do Lemonade

 

PALESTRA: A Importância dos Turbocompressores para os Motores de Combustão

Data: 18/05/2017

Horário: 18 horas

Local: Auditório Campus II

Publico Alvo: Alunos da graduação e técnico

Nos dias de hoje, os motores de combustão interna são governados por dois principais problemas: a necessidade de ano após ano, cumprir com novas legislações governamentais que estabelecem critérios de níveis máximos de emissões (CO2, NOX, HC e particulado) e de ter que evitar a dependência dos derivados do petróleo, incentivando a diminuição do consumo. O que faz, nesse último aspecto, com que as montadoras sejam cuidadosas com as tecnologias implementadas, já que é de grande importância manter a necessidade dos clientes em relação à potência do motor. O palestrante Oscar Ricardo Sandoval Rodriguez abordou o tema de forma aplicada e clara para os alunos de diferentes cursos da graduação e do técnico.

encontro-1

VISITA TÉCNICA  À EMPRESA PARAPUAN 

Data: 30 de abril

Horário: 07:30 às 11:30 horas

Local: PARÁ DE MINAS

Público Alvo: alunos do curso de Engenharia de Materiais

O ENCIMAT está ofertando para os alunos de engenharia de materiais uma visita técnica a empresa cerâmica parapuan. O grupo PARAPUAN já existe no ramo cerâmico desde 1947, quando iniciou na produção de blocos e telhas sob a orientação de seu fundador Guilherme Perrupato.

 

Em 1960, sob a direção de seu filho Rubens Perrupato a empresa passou a produzir tubos cerâmicos para atender a demanda crescente  de saneamento urbano e rural. Após estágio em fabricantes europeus, a nova direção pôde acrescentar  maior tecnologia à fabricação do produto, e oferecer aos clientes  o tubo cerâmico mais resistente do pais.

 

Hoje, em sua 3a geração na administração, a PARAPUAN, trabalhando  com o mais alto padrão de qualidade e tecnologia, se orgulha de ter participado com mais de 30.000 km. das tubulações  instaladas, o que é uma grande contribuição para a saúde e o bem estar social dos brasileiros.        

A empresa PARAPUAN está localizada em PARÁ DE MINAS.


Agradecimento especial ao Ralph, diretor da empresa Parapuan que nos recebeu da melhor forma possível.

encontro-2

Na foto acima: Alunos da Graduação em engenharia de materiais juntamente com o diretor da empresa Parapuan e a coordenadora do projeto ENCIMAT, Dra. Danielle Marra

MINICURSO: RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A PRODUÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS  

Data: 30 de abril

Local: Sala 134 do departamento de engenharia de materiais

Horário: Parte teórica (9:00 as 11:00hrs) ; Parte Prática (13:00 as 15:00hrs)

Público Alvo: alunos dos cursos superiores de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Materiais e Química Tecnológica. Cursos técnicos de Química e Meio Ambiente. E professores da área.

O tijolo solo-cimento, também denominado de “tijolo ecológico”, é um produto cerâmico resultante da mistura de solo arenoso, cimento e água em proporções pré-determinadas. Resíduos sólidos de fontes como indústria siderúrgica, mineração e construção civil também podem ser utilizados na fabricação do mesmo através da substituição parcial do solo observando as devidas proporções. Além do tema tijolo ecológico também será abordada alguns componentes que podem ser utilizados para a fabricação do mesmo assim como outras estruturas cerâmicas.

WORKSHOP: “ O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE MATERIAIS? ”

Orientadores: Guilherme Gallo, Elisa Monteiro, Aline Silva Magalhães e Lorena Viana

Data: 08 de março

Local: Auditório principal do Campus I do CEFET-MG

O intuito do workshop foi conhecer mais sobre o curso, como anda o mercado de trabalho e quais são as possíveis áreas de atuação. Todos os participantes do workshop foram formados em engenharia de materiais e foram alunos do CEFET-MG.

encontro-3