MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Pesquisa de carne in vitro no DEMAT

Terça-feira, 22 de outubro de 2019
Última modificação: Terça-feira, 22 de outubro de 2019

O consumo de carne no mundo é causa de uma série de questões para o meio ambiente e também para a saúde humana, a poluição do ar e da água, por exemplo, é só um dos muitos problemas que podem ser destacados como consequência desse exagero no consumo.

Uma solução que tem sido desenvolvida nos últimos tempos é a produção de carne em laboratório a partir de células de origem animal. A “carne limpa”, como ficou conhecida, promete ser uma alternativa para àqueles que desejam diminuir a quantidade de carne consumida, todavia, um grande obstáculo se coloca entre a produção desse tipo de carme e o consumidor: o gasto. Apesar de ter sido reduzido consideravelmente de sua primeira produção até a última que se tem notícia — de US$250 mil um hambúrguer a US$221 o kilo —, a carne limpa ainda está fora dos padrões de gasto e lucro do mercado.

Diferentes grupos de pesquisa estudam a produção da carne in vitro, visando maneiras de torná-la mais barata e mais diversa. Um desses grupos formou a empresa Biomimetic Solutions que trabalha com o Grupo de Pesquisas em Biomateriais do Departamento de Engenharia de Materiais na pesquisa desse produto em desenvolvimento.

A torcida para a pesquisa é grande para os que aguardam por uma alimentação mais consciente.

Fonte: http://cienciahoje.org.br/artigo/carne-de-laboratorio-a-mesa/

Redação Secretaria do Departamento de Engenharia de Materiais