MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ex-aluna do Departamento de Engenharia de Materiais dá dicas para estudar na Alemanha

Segunda-feira, 23 de abril de 2018
Última modificação: Segunda-feira, 23 de abril de 2018

Alemanha, pelo seu vasto desenvolvimento na área de engenharia, é sempre uma opção considerada pelos alunos do CEFET-MG ao se pensar em oportunidades de intercâmbio. Dentro dessa perspectiva, a Instituição recebeu a ex-aluna Érika Alves Alcântara, que mora atualmente no país europeu, para dar dicas e contar sobre a sua experiência internacional.

Em sua palestra, realizada no final de março (21), Érika destacou as possibilidades de mobilidade internacional para a Alemanha, apresentando informações sobre oportunidades de intercâmbio na Universidade Técnica de Berlim (Technische Universität Berlin – TU Berlin) e também no Instituto Federal de Pesquisa e Teste de Materiais (Bundesanstalt für Materialforschung und –prüfung – BAM). Atualmente, Érika cursa o doutorado e integra o grupo de pesquisa “Materiais leves e implantes” no Departamento de Engenharia de Materiais da TU Berlin.

A pesquisadora explica que as possibilidades atuais de intercâmbio nessas Instituições são para alunos de graduação, em especial do curso de Engenharia de Materiais, que desejam desenvolver o trabalho de conclusão de curso ou projetos de pesquisa. Os alunos podem fazer o intercâmbio por meio da modalidade sanduíche, utilizando as possibilidades ofertadas pelo CEFET-MG ou pelas agências de fomento.

Érika destacou que os alunos devem ficar atentos ao processo de obtenção de visto de estudante, ao custo de vida em Berlim, ao nível de proficiência no idioma e ao funcionamento do sistema acadêmico alemão. A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do CEFET-MG já está trabalhado no próximo edital do programa de mobilidade acadêmica que irá contemplar as parcerias com as Instituições alemãs.

A palestra compôs a 1ª edição do Momento Internacionalização, evento promovido pela SRI, que objetiva apresentar e discutir os assuntos relacionados às atividades de internacionalização promovidas pelo CEFET-MG.

Experiência

Érika foi contemplada em 2013 com bolsa, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, para cursar disciplinas no mestrado em Ciência dos Materiais e desenvolver trabalho de conclusão de curso durante o estágio. No retorno ao Brasil, concluiu a graduação em Engenharia de Materiais e se candidatou a vaga de pesquisadora júnior na Alemanha. “Minha experiência aqui na Alemanha tem sido um sucesso. O CEFET-MG foi peça fundamental nessa trajetória, uma vez que foi por meio da Instituição que tive a oportunidade de fazer um intercâmbio. Além disso, posso afirmar, por meio da minha vivência aqui, que o ensino que recebi no CEFET-MG é de qualidade e não deixa a desejar se comparado ao ensino superior alemão”, avalia.

noticia-01